Thursday 26 March 2009

11 alimentos q devem ser consumidos regularmente (senao diariamente)

Aqui estão os 11 alimentos mais saudáveis na minha opinião. Tenha em mente que isso apenas significa que esses são os que recomendo comer regularmente e, uma vez que a lista é curta, não se esqueça dos outros alimentos saudáveis.
Espero que você escolha fazer desses alimentos seus "11 mais" também.

Aqui está uma descrição rápida dos 11 alimentos mais saudáveis:

Iogurte. Meu lema é "um iogurte por dia". Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastro-intestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.

Aveia. Sim, aveia! É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).

Salmão. Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias. O que mais poderíamos pedir de uma comida gordurosa e saborosa?

Legumes. São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fitoquímicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração. 

Repolho. Ok, posso escutar agora, argh repolho? Repolho é um vegetal crucífero como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fitoquímicos que combatem câncer, assim como vários outros nutrientes. Repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches. Eu adiciono repolho vermelho todos os dias à minha salada.

Tomate. O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fitoquímico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o câncer de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano, eu o classifico como uma superestrela. Beba suco de tomate (um ótimo supressor de apetite natural) e coma muito molho de tomate.

Espinafre. Ainda que o espinafre esteja na lista dos 10 mais, isso não se deve à sua quantidade de ferro, a qual não é facilmente absorvida por nosso organismo (desculpe Popeye). Entretanto, o espinafre contém todos os fitoquímicos para saúde de nossos olhos. De fato, a retina em nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fitoquímicos. Espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células (já ouviu falar recentemente do folato para prevenção de doenças neurológicas em recém-nascidos?).

Batata doce. Cheia de amido, doce e carregada de carotenóides, vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros. Se formos criativos, podemos ter a batata de várias formas como uma mini-refeição ou lanche.

Pipoca. Você deve estar indagando, pipoca? Sim, alimentos de lanche são importantes e a pipoca encabeça a lista. Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também. Não a coma somente no cinema!

Banana. Está na minha lista já que quase todo mundo adora bananas, porém a maioria pensa que elas o farão engordar. Bem, uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer sacola. Coma uma na corrida ou então a compre num estande de frutas de rua.

Queijo cottage. Tudo bem, isso dá 11 alimentos, porém não pude resistir. Adoro queijos, e o cottage é um bom substituto para o queijo de cabra na salada, ricota no prato de massas e o queijo no omelete. Ainda posso adicionar o queijo cottage à aveia ou fazer minha receita de salada com pouca gordura com ele. Queijo cottage é rico em proteína, cálcio, e quando escolhemos o tipo com pouca gordura temos uma grande fonte de laticínio rico em cálcio. Vamos dar uma chance ao queijo cottage? 


Então aí estão somente alguns alimentos que entraram na lista para serem ingeridos mais freqüentemente, o que provavelmente é mais fácil do que seguir a lista dos maus alimentos deliciosos que não podemos comer.


esta lista foi etirada deste site: http://www.copacabanarunners.net/alimentos-saudaveis.html 

Brigadeiro de Coco

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado.
  • 1 pacote de côco ralado.
  • 2 colheres de sopa de margarina.

  • Preparacao:

    Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo brando. Vá mexendo, sempre, até desgrudar do fundo da panela.

    Espere esfriar, enrole e passe no açúcar cristal/pepitas de choloate. 

    Pao de Queijo



    Ingredientes:
    • 2chavenas (de cha) de leite, 
    • 1chavena de oleo, 
    • 500g de polvilho/amido azedo, 
    • 1 chavena e meia de queijo de ovelha ralado, 
    • 4 ovos, 
    • sal e pimenta.
    Preparacao:
    Misture o leite com o oleo numa panela, tempere com sal e pimenta e leve ao lume ate levantar fervura. Adicione o polvilho e mexa energicamente, para formar uma massa que se solte das paredes do tacho. 
    Retire e deixe arrefecer um pouco. Adicione o queijo e o os ovos, um a um, e bata bem ate obter uma massa lisa. Molde as bolas molhando as maos com agua fria, sempre que formar uma bola. 
    Transfira para um tabuleiro e leve a meio do forno, ja aquecido a 180 graus. As bolas devem cozinhar em 25 a 35 minutos.

    Nota:
    Adicione uma colher de sobremesa de ervas aromaticas a massa. (eu coloquei um pouco de ervas e ficou muito bom!! mas para a proxima vou colocar um pouco mais de uma colher!)

    Bolo de Milho e Coco


    Ingredientes:
    * xícara de 200ml 

    • 80ml de óleo
    • 1 xícara de milho verde em lata escorrido (eu uso milho doce pq aqui nao encontro o verde e fica delicioso tbm!)
    • 1 colher (sopa) cheia de queijo ralado
    • 1 colher (sopa) de coco ralado
    • 2 ovos médios
    • 150g de farinha de trigo
    • 150g de açúcar
    • uma pitada de sal
    • 1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó
    Calda:

    • 1 xícara de leite
    • 3 colheres (sopa) de açúcar
    • 3 colheres (sopa) de coco ralado

    Unte e enfarinhe uma forma de 21 cm (eu usei uma retangular de 20x13cm) ou forre com papel vegetal.

    Pré-aqueça o forno a 170 graus.

    Bata o óleo, o milho, os ovos, o queijo e o coco no liquidificador até ficar tudo bem triturado.
    Despeje numa vasilha e peneire a farinha com o fermento e o sal. Misture com delicadeza até incorporar os ingredientes. Coloque a massa na forma e leve para assar por uns 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito.
    Tire do forno e fure todo o bolo com um garfo. A calda ja deve estar pronta quando o bolo estiver assado. 
    Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo, deixe ferver um pouco.
    Desenforme o bolo num prato e coloque a calda por todo o bolo para ficar bem molhadinho. Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente ou geladinho.

    Wednesday 25 March 2009

    Pasteis de Nata


    Ingredientes:


    • uma massa folhada de compra

    • 10 ovos

    • 1 litro de leite

    • pedacinho de casca de limao

    • 350gr de acucar

    • 4 colheres de sopa de maizena

    • banha e farinha para polvilhar

    Preparacao:


    Separe as claras das gemas e guarde as claras numa taca no frio, estas nao vao ser precisas para essa receita.


    Bata as gemas com o acucar e a farinha maizena. Leve o leite a ferver com a casquinha de limao. Deixe ferver e verta o preparado anterior ao leite, mexa sempre ate a mistura ficar cremosa, um pouco para o grossa.


    Untar as forminhas redondas com banha e polvilhe com farinha. Estique a massa e forre as forminhas, de seguida pique-as com um garfo.


    Depois disso coloca o preparado dentro das forminhas e vai ao forno a cozer. Repare se a massa ja esta cozinhada/assada, e veja tambem o aspeto do creme.


    Quando este comecar a ficar queimadinho desligue e desenforme. Deixe arrefecer antes de comer!!!Tambem podem fazer esta receita em tarteiras/formas maiores, normalmente eu faco uma tarte de nata em formas maiores de tartes normais.


    O forno nao pode estar muito alto.. eu normalmente coloco na marca 6. Va vendo se a massa ja esta cozinhada e deixe o creme ganhar uma corzinha!